A timidez pode ser um problema no ambiente profissional, principalmente quando faz a pessoa ter medo de expor suas ideias, retrair-se muito durante as reuniões e não participar nos eventos. Mas os tímidos, em geral, são pessoas compenetradas, têm grande poder de concentração, são dedicadas no trabalho e pensam bastante antes de tomar qualquer decisão, portanto, não agem por impulso e por isso têm mais oportunidades de acertar.
Se souber dosar essas características, o tímido pode ser um excelente profissional, desde que não deixe a timidez dominar completamente a sua vida pessoal e profissional. Não é necessário “falar pelos cotovelos”, mas é importante posicionar-se quando necessário.
Se você se considera tímido, veja algumas dicas que podem ajudá-lo a tentar minimizar os efeitos da introspeção excessiva:
- Ao entrar numa roda de colegas de trabalho, não tente comparar-se com os mais extrovertidos do grupo, isso pode agravar o seu problema. Cada pessoa tem a sua forma de ser, e ninguém é igual a ninguém;
- Procure lidar com a timidez. Não tente contrariar as suas próprias caraterísticas e, por exemplo, sair contando piadas. Procure agir naturalmente e respeitar o seu jeito de ser;
- Nem pense em ingerir bebidas alcoólicas para exibir uma extroversão artificial. Assuma a sua timidez;
- Procure chegar adiantado às reuniões. Não se preocupe com o seu silencio inicial. Comece a conversar com quem já chegou e vá se enturmando aos poucos. Revele o que você sabe;
- Acima de tudo, seja você mesmo e procure ter mais segurança sobre os seus conhecimentos;
Acredite em si e não se deixe sentir inferiorizado. Você consegue!
Esta e a hora de mostrar por que voce e a pessoa certa para o cargo. Na hora de responder, e importante mostrar que voce nao apenas pode fazer o trabalho, mas tambem e capaz de produzir bons resultados e esta alinhado a cultura da empresa. A dica aqui e falar sobre seus pontos fortes verdadeiros – e nao sobre os que voce acha que o recrutador quer ouvir. Escolha seus pontos fortes mais relevantes para a vaga e seja bem especifico. Por exemplo, em vez de falar que tem “habilidades com pessoas”, diga que tem “comunicacao persuasiva” ou e bom em “construir relacionamentos”. Em seguida, de um exemplo real de como voce aplica essa caracteristica no ambiente profissional.