Um CTeSP é um ciclo de estudos que confere um diploma de técnico superior profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações. Tem a duração de dois anos letivos, constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. O titular deste diploma poderá ingressar nos cursos de licenciatura da UMa, através de concurso especial próprio a si destinado.
Destinam-se a titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; titulares de um CET ou de um grau de ensino superior e a candidatos que tenham obtido obtenham aprovação através dos Maiores de 23 anos.
A UMa disponibiliza quinze CTeSP para o ano letivo 2022/2023, nas áreas de Agricultura Biológica, Contabilidade e Fiscalidade, Cozinha e Produção Alimentar, Construção Civil, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, Informação e Comercialização Turística, Marketing Digital no Turismo, Proteção Civil, Redes e Sistemas Informáticos, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, Tecnologias Agroalimentares, Treino Desportivo, e Serviço Familiar e Comunitário.
O prazo de candidatura aos CTeSP da UMa encontra-se aberto até 22 de julho (fase junho). A candidatura deve ser submetida online através do endereço https://candidaturas.uma.pt.
Findo o período de matrículas e caso existam vagas sobrantes a UMa tem prevista uma terceira fase de candidatura, agendada para o período compreendido entre 1 e 10 de setembro de 2022.
Tatiana Capelo