Estão publicadas as estatísticas de falências de empresas na Madeira em 2008 e dão conta que foram registados praticamente o mesmo número que no ano anterior, 36, sejam elas decretadas pelo tribunal, apresentadas pela própria empresa ou requeridas por terceiros.
Os dados, publicados pela Coface – multinacional especializada em tratamento de informação sobre empresas – dão ainda conta que em 2008 foram alvo de acções de insolvência 3.267 sociedades comerciais em Portugal, face às 2.123 registadas em 2007. Isto dá mais 1.144 empresas falidas de um ano para outro ou um aumento de 53,9%.
O que, em termos regionais, significa que as 36 empresas que chegaram ao ‘ponto final’ na Região Autónoma da Madeira representam 1,1% do total (em 2007 representavam 1,7% do total). Valores pouco significativos se tivermos em conta os ‘líderes’ em processos de insolvência no ano passado: o Porto, que representa 27,3% das falências (29,7% em 2007), Lisboa, com 19,1% (14,3% um ano antes) ou Braga, com 15,6% (14,3%).
Por cada uma fechada, 25 criadas
Por outro lado e apesar de notória crise, há uma clara ascendência da constituição de empresas. Ao longo do ano passado, foram criadas 34.974 sociedades comerciais em todo o país, bem acima das 33.766 constituídas em 2007. Um crescimento 3,6% (1.208) quando comparados os dois anos.
Na Madeira, foram criadas mais 65 empresas no ano passado do que no período anterior, de 844 em 2007 para 909 um ano depois. Em termos de representatividade regional face ao total nacional, registou-se um acréscimo de 2,5 para 2,6%.
Por outro lado, fazendo a ‘ponte’ entre as insolvências e as constituições, chegamos à conclusão que por cada empresa que é encerrada na Região Autónoma da Madeira, são criadas 25 novas sociedades (em 2007, por cada insolvência foram criadas, em média, 23,4 empresas).
Em Portugal, este cálculo é definitivamente no sentido contrário. Por cada insolvência a média de novas constituições foi de 10,7 em 2008. Quando comparadas as médias de quase 16 constituições por cada falência em 2007, temos claros sinais que a situação económica do país deteriorou-se de tal forma, que o reflexos são visíveis nas empresas (e, consequentemente, no número de despedimentos de trabalhadores).
Chega-se à conclusão que, no final do ano, existiam 15.138 empresas com sede social na Madeira, o que representa 2,9% do total de 522 mil existentes em todo o País, dos quais 27,6% estão sediadas na região de Lisboa e 16,7% com registo no Porto. Por fim, as insolvências na Madeira representaram 0,2% do total de empresas existentes e as constituições 5,9% das 15.138.
