Você está pronto para procurar um novo emprego? Para começar da melhor forma, é preciso estar consciente de que oferecer seu talento e suas habilidades para uma empresa é totalmente natural e comum. Emprego não é favor, é troca de serviço por dinheiro. A verdade é que assim como nós precisamos de emprego, os empregadores também necessitam do capital humano para concretizar seus negócios.
Esse é um dos maiores problemas sentidos em alguns profissionais: a falta de confiança, a baixa estima. Eles procuram emprego como se estivessem rebaixados, derrotados, com uma atitude negativa que somente irá atrapalhar no momento da procura. Se você está a procura de uma nova colocação, deve ter confiança em si mesmo e em suas habilidades. Depois, o próximo passo é demonstrar essa confiança para o empregador.
Para o ajudar a conseguir sucesso nessa fase difícil, preparamos algumas dicas e selecionamos alguns meios mais práticos para encontrar emprego. Confira!
- Foco. Determine bem seu objetivo profissional, pois não adianta dar tiro para todos os lados. Depois de ter um alvo, fica mais fácil definir quais passos deverão ser dados para atingi-lo.
- Pesquise bastante a área em questão, pois assim poderá preparar-se melhor para enfrentar o mercado.
- Atualize-se. Nessas horas, a falta de dinheiro não pode ser uma desculpa. Procure ler bastante e realizar formações, mesmo que gratuitas.
- Mantenha o bom humor. É difícil manter o bom humor enquanto as contas chegam e não sabemos como pagar. Porém, se se tornar uma pessoa “resmungona”, pessimista, que sempre está de mal com a vida, ficará mais difícil conseguir boas oportunidades.
- Encare a procura como um trabalho. Imagine-se que está empregado e se dedicando a atingir uma meta para a empresa. Assim terá disciplina.
- Não se afaste dos amigos. Pode parecer que sair para encontrar os amigos não irá ajudar em nada nessa situação. Mas isso não é verdade. Além de manter sua mente arejada e sua estima alta, o contacto com os amigos abrirá horizontes e fará com que seja sempre lembrado (principalmente, se mantiver o bom humor) como alguém que precisa e MERECE uma nova colocação. Manter a rede de contactos é fundamental nesse momento.
- Aprenda com os fracassos. Diante de uma exclusão no processo seletivo ou de um “não” recebido de um contratante, é possível e necessário que você tenha uma atitude proveitosa: detetar aonde errou e aprender para as próximas oportunidades.
- Confie sempre em si. Se não confiar, como fará com que os outros acreditem que você é a pessoa ideal para a função? O seu currículo sozinho não irá definir sua contratação, mas sim o facto de você saber “vender-se”.
- Não se desespere. Não é porque está desempregado que tem que aceitar qualquer coisa. Enquanto procura uma colocação, faça trabalhos temporários e mantenha-se calmo para poder escolher bem a atividade definitiva.
- Não desperdice as oportunidades. Antes de recusar uma colocação, vá à entrevista e descubra quais as funções que irá realizar e o que a empresa tem a lhe oferecer. Você pode enganar-se em relação a uma vaga. Vale a pena conferir de perto para não se arrepender depois.
Este pode nao ser o momento mais facil para conseguir um emprego, mas nao sera impossivel se voce mantiver a disciplina e nao desistir. Com empenho, a sua hora tambem vai chegar. Estamos aqui na torcida. ??