Mais e mais empresas estão a descobrir os benefícios de contratar estagiários. Algumas escolhem programas de estágio remunerados, enquanto que outras optam pelo mais tradicional, oportunidades de estágio não remuneradas.

Como os negócios beneficiam de programas de estágio

A sua empresa vai beneficiar de um programa de estágio se for uma prioridade para o seu negócio e se fornecer aos estudantes a supervisão e conhecimento necessários para obterem sucesso. Ao disponibilizar formação adequada antes do programa começar poderá resultar em melhores efeitos. Quantos mais recursos a empresa estiver disposta a focar num programa de estágios, melhor será. E quanto melhor o programa, mais competitivo o mesmo se torna. O que levará a uma base de candidatos mais forte e sólida.

Estagiários trazem novas perspetivas

A perspetiva de alguém fora da sua empresa, ou até mesmo fora da indústria em que atua, pode converter em resultados surpreendentes. Programas de estágio bem executados não são exceção. Atrair estudantes que não vêm a sua empresa de dentro para fora abre uma oportunidade para novas perspetivas e opiniões que podem enriquecer o seus planos e estratégias. Para maximizar o potencial destes benefícios, certifique-se que envolve os estagiários em sessões de brainstorming e os encoraja a projetar os seus pensamentos. Este é um dos processos preferidos entre os estagiários, por isso é uma vitória para ambas as partes.

Potencia a sua estratégia social

Não é segredo que cada geração traz algo de novo com os seus conhecimentos mais aprofundados sobre as tecnologias do que a anterior e que cada uma traz algo de único à empresa. Aproveite essa oportunidade para envolver os seus estagiários na estratégia social da empresa e tente obter o seu feedback. Estas interações permitem aos jovens a oportunidade de incorporar o que aprenderam ao mundo real e ao seu estágio, o que pode traduzir em benefícios para a presença social da empresa.

Os estagiários poderão integrar a empresa no futuro

Porque que razão deve contratar pessoas que nunca trabalharam na sua empresa? Porque não contratar jovens como estagiários, ensinar-lhes como funciona a sua empresa e depois contratá-los quando terminarem a faculdade? Um estágio pode ser visto como um período de teste. É uma boa oportunidade para testar esta nova relação empresarial e vice-versa.

Extra par de mãos

Um estagiário é par de mãos extra que pode ajudar a alcançar objetivos ou a terminar projetos. Enquanto que o projeto realmente potencie ao estagiário a oportunidade de aprender novas capacidades, aprender mais sobre a empresa e proporcionar-lhe uma ótima experiência de aprendizagem – os estagiários devem integrar projetos específicos da empresa. Apenas certifique-se que os mesmo são supervisionados e que recebem o seu feedback sobre o seu desempenho.

Oportunidades de mentoria

Muitos trabalhadores procuram pela oportunidade de mentorear jovens. Um programa de estágios pode providenciar essa oportunidade, permitindo conectar os profissionais da sua empresa com estudantes de faculdade – conheça-os, fale com eles e por fim, torne-se no seu mentor. Este programa de mentoria irá melhorar a cultura da sua empresa assim como a aprendizagem do estudante.

Importância de fortes líderes

Ter a oportunidade de ensinar cuidadosamente a uma parte dos jovens como completar tarefas e alcançar objetivos pode resultar numa forte motivação pessoal para os profissionais da sua empresa se manterem no seu melhor e atuar como líderes mais fortes. Encorajar os seus profissionais em orientar e educar outros trabalhadores pode construir uma forte moral e fortalecer a liderança eficaz dentro de uma empresa.

Fonte: The Balance Careers