INVESTIMENTO DO GR EM PROJECTOS APROVADOS PELO IEM DESDE ABRIL DE 2015
Desde Abril de 2015 e até à presente data, o Governo Regional, através do Instituto de Emprego da Madeira (IEM), já potenciou a criação de 373 novas empresas, correspondendo à criação de 647 novos postos de trabalho, num investimento total de 6,4 milhões de euros. Este foi um dos dados divulgados ontem pela Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, dia em que foram assinados 13 contratos de criação de novas empresas, no âmbito do Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE), numa cerimónia que teve lugar no IEM.
Os 13 contratos assinados contemplam a criação de 21 novos postos de trabalho e correspondem a um montante global de apoio por parte do Governo Regional, superior a 215 mil euros.
Refira-se que o CRIEE dá continuidade ao anterior Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados (PEED), revisto no início deste ano, com o objectivo de reforçar os apoios financeiros a desempregados com espírito empreendedor, majorar a criação de postos de trabalho, simplificar o processo de pagamentos aos empreendedores, incentivar a criação de empregos no âmbito da economia azul/verde e empresas sediadas em concelhos com menor densidade populacional, levando assim a uma maior revitalização e dinamização do tecido empresarial, através da criação de novas empresas.
De acordo com a SRIC trata-se de uma das medidas mais importantes do Executivo Regional, no que diz respeito à prevenção e combate ao desemprego, um dos objectivos estratégicos do Programa de Governo, potenciando a criação do próprio negócio e de novos postos de trabalho.
Refira-se ainda que, durante o corrente ano de 2020, no âmbito do Programa CRIEE, já foram celebrados 32 contratos de concessão de incentivos de projectos, num total de 50 postos de trabalho criados, o que equivale a um montante total de apoio superior a meio milhão de euros.
O Governo Regional procura, assim, desde 2015, primeiro com o PEED e depois com o CRIEE, criar condições que facilitem, por um lado, a inserção ou reinserção no mercado de trabalho de desempregados que apresentem um projecto de negócio viável e, por outro, incentivar e apoiar financeiramente a criação dos postos de trabalho necessários ao desenvolvimento e execução dos respectivos projectos.
Na cerimónia de ontem, Augusta Aguiar desejou os maiores sucessos aos empreendedores e empreendedoras que iniciaram um novo projecto. “Podem contar com o Governo Regional que, sempre, e sobretudo em alturas de maiores dificuldades e desafios, e em conjunturas como a que hoje vivemos, irá sempre apoiar os futuros empreendedores na materialização das suas ideias e projectos, potenciadores da dinamização da economia regional e da criação de postos de trabalho”, ressalvou a governante.