Para o próximo ano lectivo, o Conservatório regista uma grande procura por parte dos estudantes madeirenses que querem especializar-se em Música. Houve um total de 508 inscrições, mais 44 por cento, que as registadas no ano lectivo anterior. O concelho que teve uma maior procura foi o Funchal com 290 inscrições, seguindo-se o município de Machico com 63 novos estudantes em Música. Santana foi o concelho com menos estudantes a se increver, apenas nove.
Curiosa é a descida significativa de inscrições por parte de alunos oriundos do Caniço, que sofreu um decréscimo quase para metade, ficando apenas 20 novos estu-dantes. Contudo, há dois concelhos onde os estudantes não mos-
traram interesse em estudar música, em Câmara de Lobos e no Porto Moniz.
71 estudantes nos cursos profissionais
Apesar de estes alunos estarem a iniciar-se nos estudos das artes, há estudantes madeirenses que querem fazer profissão na Música, no Teatro e ainda na Dança. Para o próximo ano lectivo, existe 23 novos estudantes, sendo que seis foram admitidos no curso de Música, há nove inscritos para o de Teatro e há oito interessados no curso de Dança. Somando estes novos estudantes aos que já se encontram a tirar um curso superior nas artes, o Conservatório está a formar 71 jovens, sendo o Teatro o que regista mais procura.
E o Conservatório apresenta no ano lectivo que está prestes a começar um leque de novidades. Uma delas é a realização de uma formação básica, a título experimental, em rajão e viola que tem por objectivo ensinar não só o instrumento propriamente dito, mas também a sua envolvência cultural através de aulas sobre a cultura madeirense.
Outra das novidades para o próximo ano é o início do ensino através da plataforma “e-learning” da Direcção Regional de Educação e Cultura. O Conservatório iniciará a utilização do ensino em “blended-learning” em algumas disciplinas teóricas, solucionando assim os problemas associados à marcação de horários em turmas no Funchal, como na formação musical nas nove extensões que tem pela ilha.
O Conservatório continuará a apostar nos quadros interactivos e dos professores tutores que têm a função de acompanhar o percurso académico dos seus alunos e comunicar aos encarregados todas as suas evoluções ou eventuais problemas que apareçam na aprendizagem.
Alunos estagiam em escolas internacionais
A nível das actividades internacionais, o Conservatório tem programada a participação de alunos de Piano, Violino e Violoncelo, em concursos em Mallorca, na República de S. Marino, em Itália, em Chipre e ainda no continente. Haverá um intercâmbio com a Academia de Música da ilha de Jersey, no Reino Unido, e os alunos de Dança e Música farão o seu estágio nas escolas de Paris, Londres, França, Ucrânia e Espanha. Os alunos do Conservatório vão trabalhar em Orquestra e Ensembles com escolas da Polónia, Estónia, Áustria e Finlândia. Este é um trabalho que será desenvolvido na Madeira em Fevereiro do próximo ano, finalizando com dois concertos no Teatro Municipal.
Escola integra rede europeia até 2010
O Conservatório — Escola Profissional de Artes da Madeira é a única escola a entrar na rede europeia de conservatórios no âmbito do programa de mobilidade europeia “Leonardo Da Vinci”, que vai até 2010.
Para o próximo ano lectivo, está previsto que os alunos do Curso Profissional de Instrumento trabalhem durante três semanas, em conservatórios envolvidos na rede europeia de concertos na Áustria, Finlância, Polónia e Estónia. Através do programa Comenius, professores e alunos do Curso de Instrumento participam durante um mês nas aulas nos conservatórios na Áustria e Polónia.
BREVES
O Conservatório — Escola Profissional de Artes da Madeira — Eng.º Luíz Peter Clode tem agendado para o próximo ano lectivo várias actividades de âmbito nacional. A escola de música madeirense irá organizar na Madeira a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, a realizar-se por altura da Páscoa, ou seja, no final do mês de Março do próximo ano.
Já no caso dos cursos profissionais, os 22 alunos do Curso de Dança irão participar no Concurso Internacional de Dança. O Conservatório organiza ainda um ciclo de seis conferências com compositores portugueses convidados, que irá ter lugar na escola madeirense das artes.
No caso das iniciativas de âmbito regional, o Conservatório realiza pelo 10.º ano consecutivo o concurso infantil de piano e violino. Além disso, os alunos de Música, Teatro e Dança irão fazer apresentações regulares em espectáculos, recitais e concertos.
Em articulação com a Orquestra Clássica da Madeira, o Conservatório irá dinamizar a sua actividade junto das escolas.
Fonte: JM