Os Estágios Profissionais na Europa (EP-Europa) dirigem- se a jovens desempregados entre os 18 e os 35 anos, com nível de qualificação entre 4 e 8 do Quadro Nacional de Qualificações.
O EP-Europa pretende reforçar competências profissionais, sociais e pessoais dos jovens, através de um estágio profissional num país da União Europeia por um período de 3 meses, potenciando a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.
A par dos critérios de elegibilidade apresentados anteriormente, o candidato deve deter conhecimentos básicos da língua inglesa ou da língua do país de destino e evidenciar capacidade de adaptação e de relacionamento pessoal, assim como revelar sentido de responsabilidade, dinamismo e motivação.
Os participantes no EP-Europa recebem, no primeiro mês, um apoio financeiro correspondente a 2,5 vezes o salário mínimo em vigor na Região Autónoma da Madeira (RAM) (1.287,75€).
Nos restantes meses de estágio, o montante ascende a 2 vezes o salário mínimo na RAM (1.030,20€).
Compete aos jovens desempregados interessados em participar no EP-Europa a realização de diligências, junto de entidades privadas com ou sem fins lucrativos, conducentes à realização do estágio.