Aqui ficam listados os pontos essenciais que deve ter em conta quando for criar ou atualizar o seu currículo.

Tamanho do currículo

O seu currículo dever ser o mais conciso possível, duas páginas deve ser o limite máximo, mas uma página é preferível.

Isto obriga-o a estar mais atento e a restringir a sua informação apenas ao essencial.

Tipo e tamanho da letra

Não utilize fontes com ornamentos e enfeites, pois tornam a leitura muito mais difícil. Times New RomanArialCaliri ou fontes semelhantes devem ser as suas escolhas.

O tamanho da fonte que utilizar não deve ultrapassar os 10 ou 12 pontos. Apesar do seu nome e os cabeçalhos das secções precisarem de ser maiores, para se destacarem.

Margens da página

A utilização das margens predefinidas do Word no seu currículo são suficientes para a maioria dos currículos.

Contudo, se precisar de apertar as margens para reduzir o tamanho do seu currículo, pode fazê-lo até ½ nos lados e na parte superior e inferior da página.

Layout

Independentemente de como decidir organizar as secções do seu currículo, assegure-se que mantém cada uma de forma uniforme. Ou seja, se coloca o nome da empresa em itálico, então coloca o nome de todas as empresas mencionadas em itálico.

Se coloca em negrito o título do seu emprego, então todos devem manter esse registo e assim sucessivamente.

Informação a evitar

Não é necessário incluir informação como o seu peso e altura, nem o seu estado civil e muito menos se tem filhos e quantos, a não ser que a vaga para a qual se pretende candidatar assim o solicite.

Precisão

Antes de enviar o seu currículo, tenha a certeza de que não existem falhas ou erros no documento. Erros gramaticais, nomes de pessoas e empresas mal escritos, entre outros.

Peça uma revisão a um conselheiro de serviços de carreira ou a algum amigo, um par de olhos frescos podem deter algum erro que nem sequer percebeu que tinha cometido.

Identificação

Inclua o seu nome, morada e contactos na secção de identificação/sobre mim no topo do seu currículo.

Não se esqueça de utilizar um e-mail profissional, evite aqueles que criou quando era mais novo e achava engraçado na altura.

Objetivos (pessoais e/ou profissionais)

Esta secção é opcional, se pretende apresentar os seus objetivos, tanto pessoais como profissionais, seja conciso e específico, refira o seu emprego ou área de interesse e o que pretende alcançar nesse campo.

Educação e Formação

Neste campo, é necessário saber exactamente o que colocar e como colocar este tipo de informação:

  • Inclua os diplomas e certificados que possui em ordem cronológica inversa, onde o mais recente encontra-se no topo;
  • Assegure-se de que inclui o nome de cada instituição e a sua localização e a data de começo e termo.

Experiência

Nesta secção deve incluir a sua experiência profissional de forma cronológica inversa, ou seja, a sua função mais recente no topo da secção;

Geralmente, esta secção pode incluir estágios e trabalho voluntário. Estudantes podem colocar clubes a que tenham pertencido e equipas de desporto;

Tal como na educação e formação, não deixe por escrever as datas e localização das instituições.

Se pretender, pode listar duas ou três tarefas que distinguiram o seu envolvimento ou objetivos alcançados em determinado trabalho.

Competências

Pode incluir neste campo as competências que possui com determinadas áreas ou que adquiriu noutros trabalhos, preferencialmente se consegue adaptá-las à oferta de emprego à qual se está a candidatar.

Idiomas estrangeiros são sempre pontos adicionais que compensam no seu currículo, principalmente se demonstrar já alguma aptidão e experiência.

Passatempos e interesses

Mais na parte opcional, se tiver espaço e se principalmente tornar o seu currículo mais interessante para determinada vaga, deve incluir este tipo de informação. Por exemplo, se está a enviar o seu currículo para uma loja de desporto, torna-se essencial demonstrar a sua paixão pelo basquetebol ou práticas de desporto no geral.

Aqui, caso tenha feito parte de equipas de desporto, escolares ou não, torna-se num fator interessante que o pode destacar dos restantes candidatos.

Fonte: The Balance Careers e Alerta Emprego