Quando está a utilizar o seu email para se candidatar a ofertas de emprego, é importante que todas as suas formas de comunicação sejam profissionais. É deste modo que a sua candidatura se destaca aos olhos do recrutador.

Conheça o processo do envio da sua candidatura através de email e siga estes conselhos para o conseguir realizar facilmente e sem prejudicar a sua oportunidade.

Como preparar os documentos necessários?

Quando está a enviar a sua carta de apresentação e o seu currículo como anexos no email, o primeiro passo é guardar ambos os documentos no formato correto.

Os seus documentos devem ser enviados ou no formato .PDF ou Microsoft Word. Se utilizar um sistema diferente do Word, guarde os documentos no formato Word (.DOC ou .DOCX.).

Para o fazer, vai à secção Ficheiro e clica em Guardar Como, opções que devem estar em qualquer sistema que partilha a mesma finalidade que o Microsoft Word.

Para salvar os documentos no formato .PDF, dependente do sistema que está a utilizar, dirige-se à secção Ficheiro, clica em Guardar Como e altera o formato do ficheiro de Documento de Word (*.docx) para PDF e guarda os documentos numa pasta.

Guardar os documentos neste formato assegura que o remetente recebe o documento sem alterações no formato ou problemas de visualização, que podem existir caso o candidato e o recrutador utilizem sistemas diferentes.

Coloque o seu nome no nome do documento, de modo ao recrutador reconhecer a quem pertence o currículo e carta de apresentação.

Como definir um Assunto?

O campo do Assunto é um dos tópicos mais importante no que diz respeito aos emails que envia como candidatura. Certifique-se que o seu email inclui no Assunto o necessário para explicar ao remetente quem é e a que cargo se está a candidatar. Escreva o Assunto antes de começar a construir o email, assim não se esquece desse passo.

Como escrever um email de apresentação?

Assim que guardar os documentos e prepará-los para enviar, o próximo passo é escrever um email de apresentação para acompanhar o seu currículo e a sua carta de apresentação.

Pode optar por escrever a sua carta de apresentação diretamente no email ou anexar uma cópia juntamente com o currículo. Independentemente do que optar, é importante seguir as instruções de envio que podem estar agrupadas com os detalhes do cargo. Existem empresas que criam instruções para uma melhor organização, e caso não as siga, a sua candidatura pode nem ser considerada para a oferta.

Em primeiro lugar, abra a sua conta de email. Depois clica no botão Nova Mensagem no topo esquerdo do seu ecrã.

Se preferir, pode optar por escrever a sua carta de apresentação no campo da mensagem de email, no lugar de criar a carta num documento Word e depois guardar como PDF. Mas tenha atenção às instruções que a empresa concede, pois podem requisitar um documento próprio para a sua carta.

No email de apresentação, seja curto e direto. Não deve prolongar-se mais do que dois ou três parágrafos.

Como adicionar uma assinatura?

É importante incluir uma assinatura de email com a sua informação de contacto, facilitando o contacto entre si e a empresa. Inclua o seu nome completo, o seu email e o seu número de telemóvel nessa assinatura, para que o recrutador consiga logo à partida saber como contactá-lo de volta.

Para adicionar a sua assinatura de email, clica no botão … – que é um atalho para mais opções escondidas. Abaixo nessas opções, clica em Inserir Assinatura. Se não criou nenhuma assinatura, apenas escreva as suas informações de contacto (nome, email e telemóvel) no fim do seu email.

Como anexar a Carta de Apresentação e o Currículo?

Assim que o seu email estiver pronto para ser enviado, é necessário anexar ambos os documentos ao email.

Para o fazer corretamente, clica em Anexar, e depois clica no botão Procurar neste computador. Esta operação irá abrir uma janela onde poderá ir à pasta onde estão guardados os documentos.

Selecione ambos os documentos, e espera que carreguem na totalidade. Após estarem 100% carregados (aparece uma barra azul no próprio documento que representa o carregamento do mesmo), já sabe que foram ambos anexados com sucesso.

Como enviar a sua candidatura?

Antes de clicar no botão Enviar, certifique-se que está tudo em condições de ser enviado. Nada de erros gramaticais, reveja se anexou os documentos corretos e se respeita as instruções de envio – caso existam -, assegure-se que escreveu o  campo Assunto e que a sua assinatura está presente no email.

Depois envie um teste desse email para si mesmo, para ter a certeza de que o remetente irá receber os documentos anexados e que o seu email está em boas condições de ser enviado.

Finalmente, envie o email, uma cópia para si e para a empresa, para ter sempre consigo um histórico das conversas. Adicione o seu email através do botão Bcc, que se encontra no canto direito do campo Para – onde coloca o email da empresa.

Depois clique em Enviar, para o recrutador receber a sua candidatura.

 

*Nota: Todos os passos descritos acima foram realizados através do sistema Microsoft WordOutlook, atualizados em 2019.

 

Fonte: The Balance Careers e Alerta Emprego