À procura de emprego? Saiba que pode utilizar as redes sociais para seu proveito – especialmente a de profissionais: o LinkedIn.

Construir um bom perfil é um bom primeiro passo, mas não chega. Tire proveito desta rede de networking gigante e aproxime-se das empresas contratantes.

12 boas formas de utilizar o LinkedIn na procura de emprego

1. Conecte-se com os outros membros. Utilize o LinkedIn para reatar relações profissionais com antigos colegas de trabalho, colegas de escola ou clientes. Demonstre interesse nos seus contactos. Algum deles pode vir a ajudá-lo a encontrar emprego.

2. Siga um influenciador na sua área de especialização. Quais os tópicos mais comuns nas suas publicações? Em que grupos está inserido? Siga o seu exemplo e ficará mais perto do seu objectivo.

3. Crie ou integre um Grupo do LinkedIn sobre a sua área de especialização. Convide membros que possam contribuir positivamente e faça-lhes questões directamente, abrindo a porta à discussão de ideias. Permita-lhes convidar novos membros e estará a expandir a sua rede de networking, ao mesmo tempo que se mostra como especialista.

4. Esteja atento às pessoas que viram o seu perfil. Adicione-as à sua rede. Se fizerem parte de uma empresa de recrutamento, questione-lhes se têm alguma vaga em aberto.

5. Pesquise pessoas com um perfil académico e profissional semelhante ao seu. Quais as suas funções agora? Em que empresas trabalham? Quais as suas principais competências inerentes às tarefas específicas do emprego? Aprenda o que faz um bom profissional e saberá o que é esperado de si.

6. Se está a ponderar mudar de carreira, faça uma decisão informada, pesquisando os perfis de profissionais na sua nova área. Quais as principais funções? Que competências são comuns aos vários colaboradores? Se possível, encontre-se com algumas destas pessoas para lhe perguntar o que gostam mais e menos na sua profissão.

7. Leve o online para o offline. A sua rede de networking virtual não tem obrigatoriamente de se manter na internet. Convide elementos-chave para tomar um café consigo. Comentem desenvolvimentos na indústria, novas oportunidades de negócio e a sua procura de emprego.

8. Seja reconhecido como alguém que ajuda. Veja o feed de publicações dos membros da sua rede e responda a eventuais dúvidas. Se algum deles procurar emprego, faça os possíveis para o auxiliar. A ajuda pode vir a ser retribuída.

9. Publique no LinkedIn artigos de interesse e informações relevantes sobre a sua indústria. Se tiver um blog, aproveite para divulgar os seus artigos.

10. Coloque o link para o seu perfil do LinkedIn nas outras redes sociais. Quando amigos perguntam a amigos se conhecem a pessoa ideal para ocupar determinada vaga, é provável que o façam no Facebook. Facilite-lhes o acesso à sua página profissional.

11. Peça a uma pessoa que já faz parte da sua rede para lhe apresentar alguém que pode vir a ser importante na sua procura de emprego. As introduções são um dos principais objectivos do LinkedIn.

12. Siga as empresas para obter informações importantes para a sua candidatura, tais  como o modelo de negócio, missão e valores e concorrência.

Alerta Emprego