Não conseguir o emprego ou não passar à próxima fase são duas situações completamente normais durante a procura de emprego. No entanto, não deixa de ser desmotivante quando não se recebe uma resposta ou quando nos contactam a informa que não fomos escolhidos.

Este sentimento pode ser esmagador, principalmente quando se coloca tanto esforço e dedicação na candidatura, no currículo e até carta de apresentação (e entrevistas se chegar a essa fase).

Mas é possível seguir em frente – processar o que aconteceu e seguir em frente. E é com isto em mente que o artigo de hoje traz as três dicas para superar a rejeição durante a procura de emprego.

1. Dê um passo atrás e reflita na situação

Siga o conselho de J.T. O’Donnell, Fundador e CEO da Work It Daily e respire fundo.

“Os recrutadores não disseram nunca. Não é nada contra sim. Eles apenas disseram não”

É necessário compreender que existem muitos outros candidatos competentes que se candidataram ao mesmo cargo. Apenas porque não foi considerado o candidato ideal, não significa que não foi um bom candidato. Dê um passo atrás e ganhe uma perspetiva sobre a situação.

2. Mostre a sua gratidão

Envie um email a agradecer ao recrutador por lhe ter informado que não tinha sido selecionado e mostre que ficou contente por terem encontrado o candidato ideal. Mesmo que seja difícil para si, é muito importante assumir essa responsabilidade.

“Deve mostrar a sua personalidade e autenticidade – prove que realmente é a pessoa que descreveu (seja na entrevista, no currículo e carta de apresentação)”

Além disso, mostre que continua interessado em trabalhar na empresa no futuro e volte a contactar o recrutador de vez em quando.

3. Não deixe o orgulho prejudicá-lo

É muito fácil dizer “Deixe estar, esqueça-os! Eles é que perdem”, ainda que na verdade sempre quis trabalhar naquela empresa.

Por isso, não deixe o seu orgulho impedi-lo de encontrar outras oportunidades. Deve colocar a situação de lado e seguir em frente. Foque-se no futuro – quem sabe não encontra algo melhor?

Fonte: Work It Daily e Alerta Emprego