DATA: 11 de setembro- 4 de dezembro de 2024 (SEG; QUA; SEX)
HORÁRIO: 9h30-13h00 e 14h00-17h30
DURAÇÃO: 220 horas
LOCAL: Escola Agrícola da Madeira (EAM)
O curso de formação profissional específica sectorial de “Capacitação em empresário agrícola” é constituído pelos conteúdos base que são transversais a toda a atividade agrícola, a que se convenciona designar por “Tronco base”, e pelos conteúdos específicos de certo subsector da atividade agrícola ou modo particular de produção, entre as várias opções disponibilizadas, a que se convenciona designar por “Ramo específico”
DESTINATÁRIOS:
Preferencialmente jovens agricultores que pretendam assumir pela primeira vez a gestão de uma exploração agrícola, contemplando igualmente outros ativos que desenvolvam atividades agropecuárias que pretendam atualizar e melhorar os conhecimentos nas suas áreas de intervenção, ou ainda quem pretenda iniciar-se na atividade agrícola.
OBJETIVO GERAL:
- “Tronco base”: Capacitar o formando com conhecimentos no que respeita ao enquadramento no sector de
atividade de inserção, nomeadamente ao nível da legislação aplicável; dos princípios gerais de orientação técnica e económica das explorações; dos principais métodos de produção e sobre as matérias relacionadas com a qualidade e comercialização das produções, a saúde e segurança no trabalho, a preservação do meio
ambiente e a segurança alimentar dos consumidores, como ainda, habilitá-lo como aplicador de produtos fitofarmacêuticos. - “Ramo específico”: Capacitar o formando com os conhecimentos de caráter técnico específico, de modo a que aplique as tecnologias agrícolas mais adequadas ao exercício de uma atividade agrícola planeada e aperfeiçoar a sua capacidade empresarial, assim como organize, com eficácia e eficiência, o aparelho produtivo a dirigir. .
REQUISITOS DOS FORMANDOS:
- Idade: mínima 18 anos;
- Habilitação Académica: escolaridade mínima 4.º ano (antiga 4.ª classe).
