Não é somente a aparência que pode prejudicar o profissional. Normalmente, as pessoas que praticam marketing pessoal precisam tomar certos cuidados com a maneira como se comportam, uma vez que um simples gesto pode eliminá-lo de um processo seletivo. Inês Perna, consultora sénior da Divisão Case Consultores do Grupo Catho, afirma que várias atitudes podem prejudicar um profissional em situações formais como reuniões, entrevistas de emprego, almoços e jantares de negócios. Algumas delas são:
- não estar adequadamente vestido com a formalidade que a situação exige;
- mascar pastilhas elásticas;
- falar sem olhar nos olhos do interlocutor;
- ser arrogante e autoritário;
- falar demais;
- demonstrar ansiedade;
- consumir bebidas alcoólicas durante jantares e almoços;
- fumar;
- chegar atrasado;
- falar mal de ex-empregadores;
- assediar o entrevistador;
- invadir o espaço do entrevistador com palavras ou gestos;
- colocar objetos na mesa do entrevistador;
- não desligar o telemóvel ou atende-lo durante a entrevista.
A acne, a obesidade e o mau hálito são factores que também influenciam no marketing pessoal, mas de acordo com Inês Perna, alguns deles podem ser controlados. Evitar comer alho e cebola antes de encontros formais também é uma boa dica”, ensina a consultora sénior.
O implantodontista doutor Sérgio Marques de Lima Neves vai mais longe, e explica que o mau hálito pode ser causado por patologias bucais como cárie, doenças periodontais (na gengiva) ou até por problemas estomacais e fumo. Para resolver o mau hálito proveniente destes problemas, além de fazer um tratamento periódico, o dentista recomenda uma boa higienização. “Aconselho fazer uma boa escovagem nos tecidos duros e moles da cavidade bucal, como dentes, língua, gengiva, bochecha e céu da boca”.
O consultor Rogério Martins afirma que estes factores podem prejudicar, e muito, o marketing pessoal, principalmente se a pessoa não dobrar a atenção com outros cuidados. Inês Perna complementa, alertando que a acne não interfere em alguns processos seletivos, mas já a obesidade pode ser factor eliminatório para vagas que exigem uma ótima apresentação. “Dificilmente uma empresa contrata um obeso, pois ainda existe um preconceito de que as pessoas obesas são mais lentas, transpiram muito e as roupas não ficam elegantes.”
Atitudes que não prejudicam o marketing pessoal
Os profissionais interessados em colocar em prática o seu marketing pessoal devem levar em consideração alguns aspectos. É importante mostrar por meio da aparência física o conjunto profissional + marketing pessoal = competência, experiência e aparência.
O consultor Rogério Martins afirma que uma boa estratégia de marketing pessoal vai desde pequenos atos quotidianos como uma saudação, um aperto de mão, um sorriso e até a elaboração de um plano de marketing pessoal com metas definidas, conforme os objetivos de cada pessoa.
“A abordagem que utilizo é humanista, ou seja, de nada adianta vestir uma boa roupa se não tiver etiqueta a mesa” afirma. Levando em consideração que esta prática é uma mistura de diversas ações, “tanto pessoais, quanto técnicas”, complementa.
Outro factor de grande importância é o conhecimento. O profissional precisa estar sempre muito bem informado, principalmente sobre o assunto em pauta, no caso de uma reunião ou encontro de negócio. “Quanto mais informação souber sobre a reunião e os participantes, melhor”, orienta. Durante estes encontros, é essencial estar sempre atento a todos os acontecimentos e agir com naturalidade.
O marketing pessoal é a apresentação da sua imagem, o seu cartão de visitas, por isso a importância da aparência. “Conhecer a opinião de especialistas em moda e atualizar-se com frequência sobre o assunto é uma das estratégias de sucesso de quem pratica o marketing pessoal”, ressalta Rogério. E dá uma dica importante neste quesito: “Na dúvida, utilize roupas clássicas, pois a possibilidade de erro é menor”.